O MOVIMENTO EMPRESA JUNIOR
1
O Movimento Empresa Junior iniciou-se na década de 60 na França e esse Movimento se estendeu rapidamente pelo mundo. Atualmente, são mais de 11.400 universitários e empresários juniores que se concentram em 311 empresas juniores e realizam mais de 2.800 projetos por ano. Ao longo do tempo, foram surgindo os Núcleos, Federações e a Confederação Brasileira, que, juntas, formam e constroem uma rede integrada para compartilhar ideais
As EJ’s (Empresas juniores) são constituídas e geridas por universitários de instituições de ensino superior, organizados em uma associação civil sem fins-lucrativos, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da sociedade através de projetos e serviços com baixo custo. As Empresas Juniores proporcionam ao estudante à aplicação prática de conhecimentos teóricos da sua área de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados, desenvolvendo o espírito empreendedor, além de se preparar para o mercado de trabalho.
O QUE É UMA EJ?
2
3
A Cenje é a Central de Empresas Juniores da UFSJ, uma organização sem fins lucrativos que atualmente possui 17 Empresas Juniores cuja função é de representar, promover e apoiar as Empresas Juniores e empresários juniores do Núcleo, bem como fortalecê-las e auxiliá-las em seu desenvolvimento.
A Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais representa e desenvolve as empresas e empresários juniores mineiros, através de princípios como:
- Promoção da interação e união das empresas;
- Fomento do Movimento em todo o estado;
- Desenvolvimento e fortalecimento das empresas juniores federadas.
Trabalhando cada vez mais por uma Minas mais empreendedora, é a maior federação do planeta com 54 empresas juniores presentes em 18 Instituições de Ensino Superior situadas em 12 cidades diferentes.
4
5
Confederação Brasileira de Empresas Juniores é a instância que representa as empresas juniores brasileiras, impulsionando a vivência empresarial que elas proporcionam e legitimando-as à sociedade.
MISSÃO: Representar o movimento empresa júnior e potencializá-lo como agente de formação de empreendedores capazes de transformar o brasil.
VISÃO: Em 2015, a Brasil Júnior terá forte capacidade de articulação dentro do ecossistema empreendedor e potencializará os resultados da rede através da integração de seus agentes.